domingo, 8 de abril de 2007

Campanha Anti-droga - Metanfetaminas em Montana

Nos EUA há uma droga a causar tragédias incríveis chamada metanfetamina ou meth.

Uma das características desta droga é o aumento de energia instantânea, por isso os americanos assistiram a um fenómeno raro. Desta vez o maior perigo não é o seu consumo por parte de adolescentes ou viciados em outras drogas, apesar de ele também ser muito significativo, mas o verdadeiro fenómeno é que as mães americanas estão a sucumbir a esta droga.

Todos os dias aparecem casos de famílias destruídas porque as mães se tornaram viciadas em metanfetaminas. Algumas alegam que era uma forma de ter energia para lidar com os trabalhos domésticos ou para acompanhar a energia dos filhos.

Esta droga é fácil de obter uma vez que pode ser confeccionada a partir de medicamentos de venda livre. Em muitos lares americanos é mesmo "fabricada" pelas mães, de família, nas suas cozinhas, como se fosse uma compota, um bolo ou uma sobremesa.
Estas cozinhas ou garagens familiares transformam-se em verdadeiros laboratórios e é bastante comum que existam acidentes devido ao manuseamento errado das substâncias necessárias para fabricar a droga. Um dos acidentes mais comuns é a explosão do "laboratório" ou o envenenamento, principalmente das crianças.

Esta droga vicia quase instantaneamente e provoca alucinações e comportamentos psicóticos nos seus usuários. Além disso uma das consequências do uso desta droga é o aparecimento de erupções cutâneas o que se torna uma marca distintiva dos viciados em metanfetaminas.

Em Montana, outrora uma região pacifica dos EUA os níveis de consumo são tão elevados que foi criado o "Montana Meth Project" para ajudar na reabilitação das vitimas e das suas famílias.

Grande trabalho de fotografia e de copy.

Aqui estão os vários anúncios desta campanha:



Ninguém acha que vai tentar arrancar a própria pele.
A metanfetamina vai mudar isso.
Metanfetamina. Nem uma única vez.



Ninguém acha que vai perder a sua virgindade aqui.
A metanfetamina vai mudar isso.
Metanfetamina. Nem uma única vez.

Outros exemplos:









Sem comentários: