terça-feira, 5 de junho de 2007

The Truth - Contra o tabaco na juventude

A The Truth é uma organização contra o uso do tabaco, que tem como target (público-alvo) a juventude.

Adoro as peças deles porque tem aquele aspecto de guerrilha, aquela irreverência e principalmente aquela coragem das campanhas que se enfrentam a grandes lobbys. Então na América ir contra as tabaqueiras não é mesmo para qualquer um.


Aqui estão algumas das minhas peças favoritas:

Voice - Voz



As tabaqueiras têm feito uma campanha direccionada para as mulheres com o slogan "Find your own voice", "Encontre a sua própria voz". Nesta peça é montado um cenário de "debate" no qual uma mulher afectada por problemas nas cordas vocais devido ao consumo de tabaco, pergunta se aquela era a voz que a tabaqueira queria que ela encontrasse. Esta peça foi premiada em Cannes.

Replacement Smokers - Fumadores Substitutos



As tabaqueiras produzem um produto que mata os seus clientes e sem clientes irão à falência. Por isso todos os dias é necessário encontrar o que um executivo de uma tabaqueira chama de "fumadores substitutos". Depois vemos uma jovem que perdeu o pai por causa do tabaco e que ainda não conheceu o substituto do pai.

Body Bags - Sacos para Cadáveres



Às portas de uma tabaqueira são depositados 1200 sacos de cadáveres, uma vez que é o número de pessoas que morrem diariamente, directa ou indirectamente, pelo consumo de tabaco.

1200 - O meu Favorito


Como já vimos segundo os dados deles por dia morrem 1200 pessoas devido ao consumo de tabaco. Por isso nesta peça recrutaram 1200 jovens para que 1200 não seja apenas um número irreal mas uma quantidade de pessoas palpável. Depois deixam a pergunta à tabaqueira, "Já pensaram em tirar um dia de folga?"


Espero que tenham gostado. Não faço apologia por nada, cada um sabe de si. Aliás faço apologia por uma coisa, pelo respeito. Respeitem os consumidores e dêem-lhes toda a informação, esse deveria ser o lema de todas as empresas.

Sem comentários: